UM
A coleção UM fomenta o conceito de casa como aquele espaço onde podemos existir plenamente como somos. Um espaço cuja permanência deve ser livre de estímulos externos, preocupações ou problemas; a morada pacífica e segura que permite estar consigo mesmo.
Através do uso de materiais cálidos, formas concisas e cores neutras a coleção UM se materializou cumprindo seu propósito essencial de criar uma atmosfera de acalento para quem habita o espaço onde se encontra.
A presença desses objetos não são o expoente do recinto, mas sim um conjunto de itens em comunhão com o espaço que permite uma estada exata, funcional e participativa com tal atmosfera. Os itens da coleção são como ferramentas que auxiliam o indivíduo a perceber-se neste ambiente manso.
O desenvolvimento da coleção teve como embasamento quatro conceitos essenciais:
EU
Você. Todo e qualquer objeto desenvolvido nesta coleção tem como objetivo tornar a vida de uma pessoa, no mínimo, mais serena.
A consciência desse fato, ainda que básica, permeia o processo criativo de todos os produtos.
Mansidão
O resultado da relação entre objeto e espaço.
Em suma, este tópico resume a diretriz principal do desenvolvimento deste trabalho: proporcionar um estado de paz de espírito, calmaria, sossego, aconchego e serenidade. Este objetivo é alcançado através da relação entre o sujeito Eu, o espaço Morada e o meio Conciso.
Morada
Assim como o produto do criador é o objeto, o produto do objeto é o espaço onde se encontra.
A atmosfera de um ambiente é moldada a partir dos itens que repousam nele, logo, é intrínseco ao processo criativo pensar neste espaço junto à maneira que a coleção o molda. A Morada é onde o EU irá coexistir com as peças criadas, o meio por onde cumprirão seu propósito.
Conciso
No âmbito formal a concisão é a característica predominante na coleção.
Todos os objetos conversam visualmente entre si através de uma mesma constituição estética. Os elementos decorativos não são o principal aspecto da aparência, a coleção expõe sua beleza a partir da sobriedade e primor. É através da sua discrição visual que o seu propósito é atingido.
Um dos objetivos da IMJR é apresentar para o público os variados talentos artísticos e ofícios que possuímos. Os trabalhos manuais carregam em si não somente um valor tradicional e cultural, mas uma qualidade de feitio que ultrapassa, muitas vezes, os produtos entregues em escala industrial.
Todos os objetos desta coleção são feitos manualmente, em baixa escala e, principalmente, com um propósito.
Para esta coleção foram convidadas designers e artistas para compor os itens com seus talentos e saberes.
Luminária UM
Letícia Leonor
@a.tipico_
“Os bordados foram pensados para acrescentar o aspecto de leveza e movimento à estrutura rígida da luminária. A fluidez vem das folhas soltas ao vento que remete ao conforto de ter a pele tocada por uma brisa fresca. O processo criativo foi natural e ameno, assim como as próprias folhas que caem de uma árvore. Foram definidos alguns pré-requisitos estéticos e a configuração visual dos elementos nos tecidos foi feita com recortes de folhinhas em papel alocadas de forma natural, assim como ocorre na natureza.”
Almofadas Grid – Poltrona UM
Mariana Midori
@marimidori
“Como resultado da exploração de técnicas do tricô e produzida na máquina doméstica herdada da avó, a almofada trabalha a ideia do grid, um campo de neutralidade com linhas horizontais e verticais que oferecem ordem, precisão e clareza. Sua superfície tátil alia conforto e harmonia ao momento de suspensão.”
Conjunto Lar – Kimono Duplo
Letícia Turola
@_turola
“Em tempos de pandemia, o conforto nunca foi tão importante. O estar confortável do lar tange o ambiente formal à medida que novas formas de trabalho se concretizam e transformam os espaços à nossa volta. É, portanto, uma vestimenta que permite essa flexibilização, segurança e aconchego buscados nas novas relações. A simplicidade e elegância são atingidas em uma modelagem de ângulos retos, com recortes inspirados nos kimonos tradicionais japoneses, assim como seu sistema de fecho por nó, que facilita o ajuste em diferentes corpos.”
Quadro Ramo
Lucas Garcia
@desgosto
“A composição busca de modo singelo transmitir o aspecto natural que compõe a coleção UM. Dentro dos limites inerentes à técnica e com o uso de duas cores – preto e branco – procurei manter o elemento gráfico detalhado o suficiente para fugir da monotonia, e ao mesmo tempo singelo para não chamar tanto a atenção.”
Tornar a vida mais branda.
É sobre isso.